quarta-feira, 30 de outubro de 2013

APRESENTAÇÃO DE «POEMAS DE CRESCER»

A Escola Básica Fernando Caldeira, em Águeda, acolheu ontem a apresentação do livro «Poemas de Crescer», de Maria da Conceição Vicente.
Deixamos aqui o testemunho da autora (e durante muitos anos professora na referida escola)  na sua página do Facebook:
«Várias turmas dramatizaram ou recitaram alguns poemas do livro e entusiasmaram os colegas do 2.º e 3.º ciclos, que encheram a plateia, em duas sessões. E como os poemas entusiasmam os jovens mas também os adultos, várias professoras fizeram leituras admiráveis, improvisadas, ali, no momento. De louvar o trabalho empenhado de professoras e alunos que permitiu que todos desfrutássemos de belos momentos de poesia. Deixo o meu agradecimento a todos, professores e alunos, que dinamizaram as atividades. Espero também ter colaborado com a equipa da Biblioteca Escolar e com os professores do Departamento de Línguas na difícil tarefa de "chamar à Literatura" os jovens que ainda não descobriram o fascínio da poesia. Os bons leitores estão em permanente construção. Procuro ir levantando os alicerces que, mais tarde, lhes sustentem a paixão pelos livros.»





IV JORNADAS DA MAIA

Registos das IV Jornadas das Bibliotecas Escolares da Maia

 Os participantes
 A ilustradora Sara Cunha

O poeta José António Franco

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

MARIA DA CONCEIÇÃO VICENTE PELA GUARDA

Maria da Conceição Vicente anda por terras da Guarda, no âmbito do mês das Bibliotecas, a apresentar os seus livros: Histórias Assim e a Sério; O Diabo do Alfusqueiro; A Bicha Moira; O Lavrador e o Lobo. E a receção tem sido extraordinária (como bem mostram as fotos das diversas sessões). 
De parabéns estão também as professoras Adelaide e Mónica, bem como restantes elementos da equipa da biblioteca escolar, sem esquecer todos os professores pelo trabalho de leitura dos livros e de preparação dos alunos... Assim sim!







segunda-feira, 7 de outubro de 2013

A CASA DO JOÃO, LIVRO DO MÊS DO CATA LIVROS

O livro «A Casa do João», escrito por João Manuel Ribeiro e ilustrado por João Vaz de Carvalho é o livro do mês do Cata Livros.
«Esta é uma das lengalengas que o escritor João Manuel Ribeiro guarda com mais carinho dos seus tempos de criança. Talvez achasse na altura que este João em cuja casa entramos poderia ser ele… E é normal que muitos meninos e meninas gostassem de viver num lugar tão divertido, onde a mãe conta histórias de encantar, a irmã sonha com a chegada de um príncipe (seja ele jovem ou velhote) e há um gato e um cão que brincam ao gato e ao rato para caçar a malvada bruxa Mafalda, que rouba sonhos sem muita arte. Um terceiro João, o Vaz de Carvalho, ficou responsável pela pintura da casa, que embelezou com desenhos onde o humor, os grandes narizes e olhos esbugalhados espreitam à janela».

Como é habitual, o livro pode ser folheado, ouvido (em voz alta) e visto (irrequieto) e, ainda, podem jogar-se os jogos O Comboio de Palavras, O Cata Letras, O Curioso e O Detetive.


VERSOS DE NÃO SEI QUÊ NO CATA LIVROS

Uma parte da Antologia Poética recomendada também pelo Plano Nacional de Leitura, «Versos de Não sei quê», ilustrada por Gabriela de Sotto Mayor e coordenada por João Manuel Ribeiro, acaba de ser recomendada e disponibilizada pelo Cata Livros. Podem folhear-se e ouvir-se em voz alta os poemas de Pedro Teixeira Neves e João Pedro Mésseder. Quem sabe se os restantes se seguirão!?

Também é proposto um Desafio: Olhos de gato

A meio da noite» é um poema onde se relata o passeio que um poeta faz guiado por um gato. Através dos versos podemos imaginar alguns dos detalhes do lugar que percorrem, mas muito fica por dizer… Por isso mesmo gostávamos que relesses a página 13 deste livro e, tendo como ponto de partida este poema, desenhasses numa folha a paisagem e o ambiente que as suas palavras te fazem imaginar.

COMO PARTICIPAR
Faz a tua ilustração numa folha A4, digitaliza-a, grava-a como ficheiro jpg e envia-o para o e-mail indicado até 3 de novembro.

MUITO IMPORTANTE: no texto do e-mail inclui o teu nome completo, idade, endereço de e-mail e o código do desafio em que estás a participar: et_M28_de_olhos_gato. Sem estes elementos a tua ilustração não será considerada. A partir de dia 15 de novembro vai ao cozinhório & laboratinha, entra em Os teus desenhos e vê se a tua ilustração foi uma das selecionadas.

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

OS TESOUROPATAS - O MISTÉRIO DO SÓTÃO

Está já disponível o livro da coleção Os Tesouropatas, intitulado O Mistério do Sótão, escrito por João Manuel Ribeiro e por Gisela Silva, com ilustrações de Fedra Santos.

A COLEÇÃO E O LIVRO

Os irmãos Rafael, Beatriz e Gustavo, mais conhecidos por Rafa, Bia e Guga, a avó Matilde, o avô Bernardo e o Trengo, o cão da família, são OS TESOUROPATAS, que o mesmo é dizer, são maluquinhos de todo por tesouros, mistérios e aventuras que acontecem na Casa do Beiral, a casa dos avós maternos.

Neste primeiro livro, como o título indica, a aventura passa-se no sótão; sótão que parece não ter nada de especial, pelo menos à primeira vista. Com outras vistas – à segunda e à terceira – logo se verá que é um lugar especial. Especial e enorme! E, como qualquer sótão, cheio de quinquilharias. Algumas já esquecidas, outras apenas arrumadas e, claro, velharias e bugigangas, a que um fantasma ou uma alma penada vai dar utilidade e carregar de mistério, colocando a família de OS TESOUROPATAS em ação e polvorosa.
Eis uma divertida, maluca e irreverente coleção de aventura e mistério.



Além do «booktrailer» (abaixo), podem ver mais informações em www.trintaporumalinha.com, com especial destaque para o sítio da coleção com muitas e divertidas novidades e materiais...