quarta-feira, 23 de maio de 2012

«OS CAVALOS DE SANTIAGO» NO PROGRAMA «LEITURA EM DIA» DA RÁDIO RUM

O livro «Os cavalos de Santiago», de Rui Vieira e Cátia Vidinhas, foi destacado no programa LEITURA EM DIA, da Rádio RUM, conduzido por António Ferreira.

Temos aqui um bom exemplo daquilo que poderá ser a literatura infantil mantendo o registo que permite ao pequeno leitor, ao professor ou ao educador fazer logo no imediato deslocar a ação para o tempo de sonho, de magia. Tudo isto porque inicia logo a histórica com "Era uma vez". Não há propriamente um situar no espaço e no tempo. É no tempo dos cavaleiros, o que faz também deslocar para a idade média, com a atitude de vassalagem, a adoração por uma donzela, em que quase faz voltar ao tempo das cantigas de amor. Há uma ligação há época clássica. (...)
Cátia Vidinhas é uma das novas ilustradoras a tomar muita atenção no seu percurso estético e de criação pictórica. (...)
Um engenho muito criativo deste autor, onde os cavalos serão o mote para a libertação... (...)
Uma excelente história. Talvez das mais interessantes que lemos nos últimos tempos aqui, que propomos para o primeiro ciclo e pré-escolar, pelas pistas que abre e, depois, pelo imaginário que carrega consigo de modo a voltarmos todos àquele fascínio pela fantasia da nossa infância.

(in «Leitura em dia»)

O programa pode ser ouvido na íntegra aqui!