terça-feira, 21 de junho de 2011

O CRILIJ RECOMENDA

No sítio do CRILIJ, Manuela Maldonado recomenda o livro "O Segredo da Moura" de Gisela Silva, com ilustrações de Teresa Lares, com as palavras que se seguem:

«Reputadíssima na área da Pedagogia da Leitura, Gisela Silva, neste volume de literatura infanto-juvenil, recupera uma via do fantástico há muito esquecida mas bem viva no património oral da nossa cultura: as mouras encantadas.
Logo de início, muito interessante a distinção que faz das histórias começadas por “Era uma vez …”, do imaginário infantil em geral, das iniciadas por “Conta-se que …” ou “Em tempos antigos…”, onde as amarras em factos localizados ainda que envoltos no maravilhoso são bem evidentes.
Partindo da hora nocturna em que a mãe conta histórias à filha, aparece como leitmotiv da narrativa a Senhora de Lanhoso. Esta senhora não é mais que uma moura em cativeiro que o senhor dessas terras minhotas trouxe das cruzadas de além Tejo onde combateu os mouros e saiu vencedor. Em vez do vencido chefe mouro é a filha que vem, por vontade manifesta.
De seu nome Jasmin, enceta uma relação de grande amizade com o fidalgo cristão. Porém, desenraizada dos seus costumes, além do canto, fazem-lhe falta crianças para se entreter. Como o senhor de Lanhoso lhe nega a realização desse desejo, manda vir da sua terra um pente em ouro e um tear. E é a partir destes dois objectos da sua cultura que começa a tecer paisagens maravilhosas cheias de crianças com quem brinca e inventa histórias. Está superado um desejo de maternidade não concretizado.
Por outro lado, abre a porta a um encantamento eterno dado que a sua missão é tecer histórias de fazer sonhar as crianças.
A ilustração de Teresa Lares conjuga harmoniosamente as atmosferas do ocidente e do oriente mourisco, servindo-se de traços físicos distintivos de rostos e roupagens, conjugados com a explosão cromática em cada página.
Anabela Dias com a paginação e o design constrói um harmonioso diálogo entre o icónico e o escrito à maneira de um tapete mágico que se desenrola indefinidamente, um símile de temporalidade das mil e uma noites

Acresce a indicação «a partir dos 8 anos».

quarta-feira, 15 de junho de 2011

MOMENTOS DA TRINTA POR UMA LINHA NA FEIRA DO LIVRO DO PORTO

Na Feira do livro do Porto...este foi o nosso stand...Onde alguns autores estiveram presentes para dar autógrafos

(como, por exemplo, João Manuel Ribeiro - na foto)...
E, também, ilustradores

(como, por exemplo, Sara Cunha - na foto)
E, claro, os mais pequenos não podiam faltar.OBRIGADA a todos os que nos visitaram!

domingo, 12 de junho de 2011

"UMA ESTRELA VIAJA NA CIDADE" É O LIVRO DO DIA

Hoje, destacamos como Livro do Dia "Uma estrela viaja na cidade". A ilustradora, Elsa Lé, estará no stand da TRINTA POR UMA LINHA entre as 18h e as 19h para uma sessão de autógrafos. De realçar que a Feira do Livro do Porto termina hoje e, como tal, deixamos um agradecimento a todos os que nos visitaram.

sábado, 11 de junho de 2011

LIVRO DO DIA: "A CASA GRANDE"

Hoje, "A Casa Grande" é o livro do dia na Feira do Livro do Porto e conta com 40 por cento de desconto. O autor, João Manuel Ribeiro, vai estar no stand A47 para uma sessão de autógrafos entre as 17h e as 19h.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

LIVRO DO DIA: "MATILDE ROSA ARAÚJO - UM OLHAR DE MENINA"

Hoje, "Matilde Rosa Araújo - Um olhar de menina" de Adélia Carvalho com ilustrações de Marta Madureira é o livro do dia na Feira do Livro do Porto.

A autora estará no stand da TRINTA POR UMA LINHA entre as 17h e as 18h para a habitual sessão de autógrafos.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

"O SEGREDO DA MOURA" É O LIVRO DO DIA

A TRINTA POR UMA LINHA destaca hoje como livro do dia "O Segredo da Moura", na Feira do Livro do Porto. Gisela Silva, a autora, estará presente numa sessão de autógrafos no stand A47 entre as 18h e as 19h.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

"VERSOS DIVERSOS" É O LIVRO DO DIA

Hoje, o livro "Versos Diversos" conta com 40 por cento de desconto na Feira do Livro do Porto. O autor, Nuno Higino, estará presente no stand da Trinta Por Uma Linha entre as 18h e as 19h para uma sessão de autógrafos.

terça-feira, 7 de junho de 2011

"QUEM DO ALTO OLHAR" NO JORNAL DE LETRAS

O JL – Jornal de Letras, Artes e Ideias desta quinzena (1 a 14 de Junho), no suplemento JL Educação, na sua Estante, apresenta assim o livro «Quem do Alto Olhar»:


POEMAS DA TERRA
"Vestidas da luz do sol, / ungidas de perfume, / tecem no olhar um rol / de sonhos ao lume. // Lavadas pela água, / acariciadas pelo céu, / sacodem a mágoa / da saudade ao léu.” Eis um dos 18 poemas da obra conjunta do escritor e poeta João Manuel Ribeiro, e de 12 turmas do 1.º e 2.º Ciclos do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas, em São Brás de Alportel. A proposta veio da Biblioteca Municipal Dr. Francisco de Estanco Louro. Os alunos, com orientação dos professores, escreveram centenas de textos poéticos sobre a sua terra e sobre a Festa das Tochas Floridas. João Manuel Ribeiro seleccionou-os e deu-lhes a forma final. As ilustrações - de Sara Cunha - inspiram-se nos elementos florais da festa."

LIVRO DO DIA: RIMAR E CANTAROLAR

Rimar e Cantarolar, o livro do dia, reúne algumas das rimas infantis que nos habituamos a ouvir e a cantar enquanto crescemos. “A saia da Carolina”, a “Rosinha (do meio)” e o “Papagaio louro” são apenas alguns exemplos num total de 12 canções de folclore infantil presentes neste livro escrito por Maria da Conceição Vicente e ilustrado por Rute Reimão.

Hoje, entre as 18h e as 19h, Maria da Conceição Vicente conta convosco, na Feira do Livro do Porto, no stand da TRINTA POR UMA LINHA (A47) para uma sessão de autógrafos.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

"A MENINA DE PAPEL" É O LIVRO DO DIA

Hoje, "A Menina de Papel" de Teresa Guimarães com ilustrações de Anabela Dias é o livro do dia na Feira do Livro do Porto.

A TRINTA POR UMA LINHA está no stand A47 onde, entre as 18h e as 19h, marcará presença Anabela Dias, a ilustradora deste livro.

domingo, 5 de junho de 2011

A FLORESTA PERLIMPIMPIM É O LIVRO DE HOJE

O livro do dia, hoje, é "A Floresta Perlimpimpim" de Teresa Guimarães (autora) e Anabela Dias (ilustradora).

Entre as 17h e as 19h Teresa Guimarães vai marcar presença no pavilhão da Trinta Por Uma Linha (A47) onde estará à vossa disposição para dar autógrafos.

sábado, 4 de junho de 2011

LOGO SE VÊ: LIVRO DO DIA

"Logo se vê" de Alexandra Goreti Ferreira é o livro do dia, na Feira do Livro do Porto. A autora estará no stand da TRINTA POR UMA LINHA entre as 16h e as 17h.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

LIVRO DO DIA: MEU REINO POR UM CAVALO

Hoje, o livro do dia na Feira do Livro do Porto é "Meu reino por um cavalo" de António Ferra com ilustrações de Rui Castro.

Entre as 18h e as 19h Rui Castro vai estar à vossa disposição para dar autógrafos, no stand da TRINTA POR UMA LINHA (A 47).

quinta-feira, 2 de junho de 2011

HOJE O "ENCRAVA-LÍNGUAS" É O LIVRO DO DIA

"Encrava-línguas" de João Manuel Ribeiro com ilustrações de Sara Cunha é o livro em foco, hoje, na Feira do Livro do Porto. Entre as 18h e as 19h estará presente no stand da TRINTA POR UMA LINHA a ilustradora, Sara Cunha, para dar autógrafos.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

QUEM DO ALTO OLHAR NA REVISTA "OS MEUS LIVROS"

O livro "Quem do alto olhar" foi divulgado na revista "Os meus livros" deste mês (nrº99), na página 68.
Fica aqui o texto:

"O projecto é interessante e alerta para algumas possibilidades nem sempre exploradas, no domínio do incentivo à leitura. João Manuel Ribeiro, autor bem notado na Literatura para a Infância, colaborou com doze turmas do 1º e 2º Ciclos do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas (em S. Brás de Alportel), nesta iniciativa proposta e coordenada pela equipa da Biblioteca Municipal Dr. Manuel Francisco do Estanco Louro. Os alunos (orientados pelos seus professores) escreveram uma centena de textos poéticos sobre a sua terra e a Festa das Tochas Floridas. Destes, Manuel Ribeiro seleccionou dezoito e deu-lhes uma forma final. O trabalho foi completado com as ilustrações de Sara Cunha."

POEMAS PARA BRINCALHAR É O LIVRO DO DIA

Hoje está em destaque o livro "Poemas para brincalhar" no stand A47 da Feira do Livro do Porto.
E como hoje é um dia muito especial para os pequeninos e pequeninas vamos ter quatro sessões de autógrafos. A primeira será com a ilustradora Marta Madureira (17h-18h), depois, com o escritor João Manuel Ribeiro (18h-19h), sendo que à mesma hora também estará presente a autora Manuela Ribeiro. Já a ilustradora Elsa Lé estará à vossa disposição para dar autógrafos entre as 21h e as 22h. Será, portanto, uma tarde e noite em grande no stand da TRINTA POR UMA LINHA.