sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

MUITOS LIVROS NO JL

O JL – Jornal de Letras, Artes e Ideias desta quinzena (12 a 25 de Janeiro), no suplemento JL Educação, na sua Estante, apresenta vários livros da Trinta Por Uma Linha:

CONTOS E POEMAS

São meia dúzia de contos que a autora “encontrou” no seu baú de memórias. As Histórias Assim e a Sério, de Maria da Conceição Vicente, misturam ficção e realidade através de uma linguagem simples, sugestiva e bem-humorada, capaz de encantar miúdos e graúdos.
Da mesma colecção, Adolescentes.com, chega-nos Amo-te: poemas para gritar ao coração, de João Manuel Ribeiro. Um pequeno livro de poemas sobre o amor, que, antes de ser publicado, foi “revisto” pelos alunos do autor «com o intuito de torná-lo saboroso e apetecível aos jovens leitores».
Já em A Casa dos Feitiços, os versos do autor evocam a “casa dos avós” enquanto um lugar mágico da nossa infância.

O PAPEL DAS AVÓS

Ser avó é ter um rosto transparente e um colo transbordante de afectos esvoaçantes. Em A Menina de Papel, cada um de n
ós descobre que, na (sua) avó, pode (re)encontrar o prazer de ser embalado, o gosto pelas memórias, a lembrança calma das histórias, o riso cúmplice das brincadeiras e os abraços de ternura com cheiro a Lúcia-lima. Dedicado pela autora à memória de quem um dia a embalou no seu colo.

AVENTURAS EM TERRA E NO MAR

O mar é um mundo sem fim, cheio de sortilégios e alguns perigos. Rosa que, nos intervalos da brincadeira, corria atrás do avental de escamas da mãe, sabia-o por experiência própria. «Ainda não tinha idade para aprender as pri
meiras letras e já conhecia de cor os nomes dos peixes que alimentavam as freguesas (…).» Mas, menina curiosa que era, foi à procura de mais, iniciando uma nova e bem empolgante aventura.
Na mesma colecção (Oito por um Cordel), a Trinta Por Uma Linha apresenta O Bicho-de-sete-cabeças - História de uma eleição democrática, realizada na cidade de Cata-Vento, da qual resultou um bem curioso resultado.
Como escreve Eduardo Marçal grilo no breve posfácio ao livro “Esta história que leram ou que ouviram ler é uma dessas que nos encanta e que ainda nos ensina como é importante ser bom, justo, humilde, determinado, honrado, sabedor e imparcial.»

DESCOBRIR AS LETRAS

Águias, asas, bolas, óculos e patas, tantas coisas que o abecedário nos pode oferecer. Com este livro João Manuel Ribeiro e Elsa Fernandes, o leitor encontra um autêntico estendal de letras a partir do qual é possível construir mundos bem coloridos. Um divertido instrumento para a iniciação à leitura.