segunda-feira, 1 de novembro de 2010

APRESENTAÇÃO DE"O RISCAS"

No passado Sábado, a meio da tarde, a Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Porto foi pequena para acolher o grande número de familiares e amigos de Sónia Borges, a escritora e ilustradora de "O Riscas".
A apresentação começou com a leitura do conto por Luís Vale, primo da autora e a quem o conto é dedicado.
Como acontecera em Mirandela, terra natal da autora, a apresentação do livro esteve a cargo do Dr. Pedro Beato, docente de Português da EB Luciano Cordeiro (em Mirandela). O apresentador teceu considerações sobre a articulação entre texto e imagem, evidente neste livro, e de como uma corre de mãos-dadas com a outra oferecendo caminhos novos de sentido. Ainda sobre as ilustrações, observou como e e de que modo, no livro, os quadrados e as linhas vão pogressivamente dando lugar às curvas e quais as vias de leitura possíveis desse facto. Apontou igualmente, a partir da análise que fez com alguns dos seus alunos, os principais eixos temáticos por eles enunciados.
A autora deu a conhecer a génese do livro e agradeceu a presença de todos. Em sinal de agradecmento distribuiu aos presenes uma saqueta de chá, uma vez que no livro o chá - a chávena de chá - desempenha um lugar crucial no desenlace da narrativa.
Seguiram-se os autógrafos da praxe.