sábado, 31 de outubro de 2009

A CASA DA LEITURA RECOMENDA "A CASA GRANDE"

A CASA DA LEITURA, da Fundação Calouste Gulbenkian, incluiu o livro “A Casa Grande” de João Manuel Ribeiro, com ilustrações de Ricardo Rodrigues, na sua "Montra" de títulos para “leitores iniciais e medianos”, com a seguinte sinopse, assinada por Gabriela Sotto Mayor:

Em A Casa Grande, João Manuel Ribeiro apresenta-nos um Manifesto de Cidadania. Aborda temas plurissignificativos como as diferentes línguas, latitudes, culturas, cores e crenças religiosas. O escritor apela aos pequenos leitores e «(ainda) […] meninos de verdade» à prática e partilha de sentimentos como o amor, a verdade e o perdão. Convida-os a participar neste desafio que é o combate pela conquista de uma linguagem universal, nova e comum a todos aqueles que respeitam a diferença. A Casa Grande é um álbum metafórico onde se pode aprender a ser um maiúsculo cidadão que sonha sem medo de envelhecer e vive com intensidade. As ilustrações de Ricardo Rodrigues, de uma forma particularmente feliz, recriam os momentos-chave do texto, assim como contemplam aspectos que a componente verbal não inclui, enriquecendo-a. Para o conseguir, o ilustrador socorre-se de uma linguagem plástica com recurso constante às cores fortes e contrastantes, à colagem (ainda que subtil) para a simulação de padrões de vestuário, em associação com os diferentes pontos de vista que se podem ler em cada página assim como na sua leitura sequencial. O resultado é um livro de fruição fluida, rico de informação cromática e formal diversificada, ao mesmo tempo organizado de modo expressivo, variado e equilibrado, aspecto para o qual o design e as opções gráficas da publicação em muito contribuíram. Gabriela Sotto Mayor

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

VERSO A VERSO NA LOUSÃ

Na passada Terça-feira, dia 27, três dos sete autores da Antologia Poética - Verso a Verso estiveram no Agrupamento de Escolas da Lousã, a apresentar o livro, a ler muitos poemas e a conversar com os alunos do 1. e 2. Ciclos. Foram eles: João Manuel Ribeiro, José António Franco e Vergílio Alberto Vieira.

No périplo pelas várias escolas, acompanharam-nos as responsáveis pelo convite e pela iniciativa, as professoras Catarina Iglésias e Magda Soares (na foto com os autores). O almoço, servido na EB 2/3, no âmbito do clube de culinária "Sabores e Saberes", foi ocasião para convívio alargado com os responsáveis do agrupamento e demais professores da equipa da biblioteca.

domingo, 18 de outubro de 2009

"O COMBOIO DE PEDRA" NO PÚBLICO

No Jornal “Público” de ontem, na secção P2 (Crianças), Rita Pimenta escreveu o seguinte "apontamento" sobre o livro “O Comboio de Pedra”, de Vergílio Alberto Vieira com ilustrações de Anabela Dias:

"O Porto visto da janela de um comboio e pelos olhos de uma criança que tem de ir acompanhar a mãe ao médico. Vergílio Alberto Vieira lembra aqui como há 50 anos era uma aventura fazer uma pequena viagem de comboio. “Tudo ficava longe, há meio século”, conta-nos com a forma poética como escreve todas as histórias. É um texto um pouco nostálgico da cidade, mas onde também entra o humor. Muito através de personagens com o sotaque e carácter “tripeiro”: “Ali-ali, num bêdes nada, seus pangaios…” Estações de comboio como a da Livração e de Campanhã, armazéns de Gaia, São Bento, os cauteleiros, o Douro e os barcos rebelos são aqui invocados e ilustrados de uma maneira criativa e diferente. E recorda-se ao leitor: “O que é certo é que ninguém ao Porto chega por engano.” Pois não." [Rita Pimenta]

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

MONTRA DA CASA DA LEITURA


A Montra do Serviço de Orientação da Leitura da Casa da Leitura apresenta destaques para as quatro categorias de leitores, sendo dois deles da Trinta Por Uma Linha:

- Anton, de Simão Vieira, para leitores medianos;

- O Comboio de Pedra, de Vergílio Alberto Vieira e ilustrações de Anabela Dias, para leitores au´tónomos.

A CASA DA LEITURA RECOMENDA

A CASA DA LEITURA, da Fundação Calouste Gulbenkian, incluiu o livro “O Comboio de Pedra” de Vergílio Alberto Vieira, com ilustrações de Anabela Dias, na sua "Montra" de títulos para “leitores autónomos”, com a seguinte sinopse, assinada por Gabriela Sotto Mayor:

Resultado da parceria entre Vergílio Alberto Vieira e Anabela Dias, O Comboio de Pedra relata uma viagem ao passado com destino ao Porto. É com mestria que o escritor nos faz sentir como «tudo ficava longe, há meio século», e como a doença de um familiar era muitas das vezes, embora triste, a principal razão para tais deslocações à cidade, naquele tempo. Nesta publicação, com recurso a um jogo fonético e vocabular, exibem-se algumas características emblemáticas da cidade do Porto, como personagens (com os seus sotaques exemplarmente reproduzidos), actividades (cauteleiro) e locais com particular simbolismo (armazéns de Gaia, barcos rebelos e estação de Campanhã), notando-se nas palavras a emoção e nostalgia com que o escritor sente a cidade. A ilustradora, com a paleta de cores e subtileza a que nos tem habituado, recorre principalmente à metáfora e à sinédoque para conseguir contar acrescentando uma pitada de humor delicado. É muito evidente nesta edição o cruzamento do papel do ilustrador e do designer, ambos protagonizados pela Anabela Dias. Cruzamento que deu origem a um objecto-livro cuidadosamente trabalhado no que diz respeito à conjugação da paleta de cores, à escolha do tipo de letra, à organização do texto com a imagem, só para referir alguns pormenores.
[Gabriela Sotto Mayor]

APRESENTAÇÃO DE "GÉMEOS"

No passado Sábado, a Tropelias & Companhia encheu-se de amigos para a apresentação do livro Gémeos. Nesta inaugurou-se também a exposição de originais de ilustrações do livro. Este evento, informal, teceu-se com algumas palavras do autor – João Manuel Ribeiro -, da ilustradora – Helena Zália - e de Gabriela Sotto Mayor que leu o texto e teceu breves considerações sobre o texto. De registar a presença de inúmeros ilustradores, autores e poetas.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

A CASA DA LEITURA RECOMENDA "GÉMEOS"

A CASA DA LEITURA, da Fundação Calouste Gulbenkian, incluiu o livro “Gémeos” de João Manuel Ribeiro, na sua "Montra" de títulos para “leitores medianos e leitores autónomos”, com a seguinte sinopse, assinada por Gabriela Sotto Mayor:

Sentimentos fortes e, na maioria das vezes, confusos, como o Ódio e o Medo, nem sempre são fáceis de ultrapassar. Igualmente fortes e também muitas vezes difíceis de lidar são conceitos como a Paz e o Amor. Em Gémeos, de João Manuel Ribeiro, a narrativa desenrola-se em torno destes sentimentos personificados em dois pares de gémeos, onde o Ódio e o Medo formam um par e a Paz e o Amor formam outro. Esta estratégia facilita a sua compreensão e identificação por parte do leitor. Cada par de gémeos tem no outro um inimigo de estimação e é através das suas interacções e lutas constantes que se descobre o melhor caminho, aprendendo a lidar com estes sentimentos. As ilustrações de Helena Zália conseguem transmitir de forma eficaz a sombra que acompanha os gémeos Ódio e Medo e a ternura que os gémeos Paz e Amor abraçam, preenchendo-os de emoções. A ilustradora socorre-se de cores fortes, em composições de página dupla muito dinâmicas, utilizando uma linguagem plástica diversificada através de pinceladas fluidas conotadas de expressividade. Esta é uma narrativa convincente tanto a nível verbal como pictórico, sendo a parte pictórica em grande parte responsável por este álbum ser igualmente apelativo para o público adulto, merecendo uma leitura partilhada por pequenos e graúdos. [Gabriela Sotto Mayor].

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

TRINTA POR UMA LINHA NA WEB

Finalmente estamos na web com site em http://www.trintaporumalinha.com/
Trata-se de um espaço para leitores e cibernautas das 8 semanas aos 180 anos. Optamos, intencionalmente, por um grafismo susceptível de agradar a pequenos e graúdos, com simplicidade, cor e interactividade.
A ilustração e o design é de Joana Bragança.
Esperemos que seja do vosso agrado.