sábado, 14 de março de 2009

FESTA DOS LIVROS


Apesar do dia de sol convidar a outras paragens, a Salta Folhinhas encheu-se esta manhã para a apresentação dos livros de Amadeu Baptista (Os cavalos a correr e O Sonho do Elefante Tomé) e de João Manuel Ribeiro (Poemas para Brincalhar).
O encontro começou com o segundo a contar a história do Elefante Tomé, escrita pelo primeiro (e com recurso às ilustrações). Seguiu-se a leitura dos excelentes poemas sobre cavalos, pelo autor dos mesmos, Amadeu Baptista.
O encontro finalizou com a leitura de poemas do livro “Poemas para Brincalhar”, entregue já a meio da sessão, o que possibilitou a todos um momento de verdadeira comoção, sobretudo pela reacção do autor e da ilustradora ao livro que viram pela primeira vez. Coisas de que se tece a actividade editorial e que, em certo sentido, também trazem emoção e beleza aos livros e à apresentação pública dos mesmos.

A meio da tarde, em outro lugar – no atelier da ilustradora Isabel Rocha Leite – apresentou-se o livro “O Sonho do Elefante Tomé”, com a presença do autor e ilustradora e de inúmeros amigos, que quiseram conhecer o trabalho de ambos.