segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

ANTON, de SIMÃO VIEIRA

Anton de Simão Vieira
Dia 24 de Janeiro no Alinhavar em Leiria.
E se mais lugar houvesse…

Foi com o Alinhavar cheio, cheio de gente que o “Anton” foi recebido.
Após as devidas apresentações, num momento mais formal e sério, o convívio começou.

Entre um copo de vinho, de chá gelado com hortelã, uma almofadinha de alheira, um triângulo de ervilhas com coentros ou quadradinhos de bolo de chocolate com queijo… as conversas passeavam enquanto uma avó fazia corridas de cangurus no corredor e o Luís e o Francisco brincavam às escondidas... A fila para os autógrafos entendeu-se até à rua…até ao cair da noite e ao acender das luzes lá fora.


Escrever manteve ocupado o escritor que só muito tarde pode descansar (exactamente, 99 autógrafos depois…confirmou a Joana.)

“Anton” continua à sua espera… numa livraria perto de si.
O editor, Sílvia, a Bruxinha e Simão, o escritor Elsa Aço e Mafalda Milhões. Duas das caras simpáticas do Bichinho de Conto, uma livraria perto de Óbidos. Vindos de Norte ou de Sul: uma paragem obrigatória!Dr. José Manuel Silva, presidente da Escola superior de Educação de Leiria e Simão Vieira. O escritor Paulo Kellerman (prémio da APE do Conto Camilo Castelo Branco, em 2006) e Lídia Vilalobos, sua mulher, premiada, inúmeras vezes, com a nossa admiração pelas coisas deliciosas que saem das suas mãos.
Laura Esperança, a presidente da Junta de freguesia, em missão pessoal. Uma antiga livreira que não perdeu o gosto aos livros... e Emília Kalidás Barreto.