quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

No Jornal “Público” de ontem, dia de 24 , na secção P2 (Ficar), foi publicado o seguinte "apontamento" sobre o livro “Por Ser Natal”, edição da Trinta Por Uma Linha:

“Oito histórias de Natal ilustradas, num livro que junta textos de escritores com textos de leitores. Crianças da Escola Básica de Santa Apolónia, Coimbra, participaram nesta edição, criando alguns poemas e ilustrando-os.
A abrir o livro há um belo conto de Nuno Higino, que recria o imaginário natalício, com a simbologia que lhe é própria. Outros autores, como João Manuel Ribeiro, Fátima Pombo e Sónia Borges, recuperam também o significado da festa que esta noite se assinala.
Por ser Natal”.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

DESEJAMOS...

Um Feliz Natal
e um Próspero Ano de 2009

Ilustração de João Concha (do livro Por Ser Natal)

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

A CASA DA LEITURA RECOMENDA

A CASA DA LEITURA, da Fundação Calouste Gulbenkian, incluiu os livros “Palmira, a Ovelha Comilona” de Elisabeth Perestrelo (texto) e João Concha (ilustrações) e “Emília e o Chá de Tília” de Alexandra Pinheiro (texto) e Sandra Nascimento (ilustrações) na sua "Montra" de títulos para os “leitores iniciais” e os “leitores medianos”, com a seguinte sinopse:

PALMIRA, A OVELHA COMILONA

"Sob a forma de uma narrativa muito simples protagonizada por animais, este volume dá conta das consequências negativas de uma alimentação pouco saudável combinada com a não prática de exercício físico. Palmira, a ovelha protagonista, ao ser confrontada com o seu problema de obesidade, vai encetar um programa de recuperação que acabará por incluir todos os animais da quinta. Descobrindo as vantagens de uma alimentação equilibrada, a ovelha descobre outros prazeres além da comida em excesso. As ilustrações combinam o desenho com a pintura colorida a aguarela que enche as páginas. Muito figurativos, os desenhos recriam as personagens e os momentos-chave da intriga, ajudando a pontuar a narrativa".

EMÍLIA E O CHÁ DE TÍLIA

"Reciclando ingredientes do universo das histórias maravilhosas, esta narrativa, de estrutura tradicional, apresenta as propriedades terapêuticas do chá para a solução dos problemas de mau humor de uma princesa diferente. Em vez de propor a alteração anatómica dos pés da princesa, demasiado grandes, o narrador defende a aceitação da diferença e a adopção de uma atitude mais positiva e mais activa perante a vida. As ilustrações, muito coloridas e cheias de pormenores, como é o caso dos padrões e de outros elementos visuais, enchem as páginas e sublinham a dimensão mágica do livro".