sexta-feira, 31 de outubro de 2008

VERSOS DIVERSOS: CONVITE

RAFA E AS FÉRIAS DE VERÃO EM "OS MEUS LIVROS"

No n.º 69 deste mês de Novembro, a revista "Os Meus Livros", com o título “A adolescência vista pelo próprio”, Maria João Pina de Morais, crítica da secção infantil “primeiras letras”, apresenta assim o livro de Fátima Pombo:

“Vale a pena ler este livro porque o Rafa interpreta bem a vida; ou seja, perante os pais divorciados e a tentarem reconstruir a vida afectiva, as duas irmãs mais novas e uma avó com Alzheimer, o Rafa não desarma.
O livro está escrito em jeito de diário e, quer as paradigmáticas “borbulhas” e respectiva pomada, quer as emocionantes idas à praia com a Pilar, são momentos em que temos muito a aprender.
Apesar de às vezes não parecer, a verdade é que as cabeças dos adolescentes pensam coisas giras!”

Acresce a este comentário a indicação da editora – a Trinta Por Uma Linha – e a recomendação da idade – 13 anos.

terça-feira, 28 de outubro de 2008

LETRA PEQUENA

Muitos de nós, ao Domingo, comprávamos o jornal Público por causa da rubrica quinzenal Letra Pequena da Rita Pimenta. E ficámos tristes ao verificar que na renovação da Pública não foi contemplado este espaço. Mas a Rita tem “estaleca” e não se dá por rendida e eis que somos prendados com o Letra Pequena em blog.
Aplaudimos a iniciativa! Admiramos a ousadia.


E hoje somos contemplados com um gracioso comentário ao livro (que parece que é mas não é) Um, dois, três – Um mês de cada vez, com texto de João Manuel Ribeiro e ilustrações de Anabela Dias.

Registem-se aqui ainda as palavras da Anabela Dias ao saber da notícia divulgado no Letra Pequena: “Para quem é "pequeno" como eu, há uma parte em mim que cresce ao saber que há quem pare para apreciar o meu trabalho. E para ler o que o João escreve. Está a chegar a época de pensar nas compras de Natal... este "livro_agenda" é uma óptima ideia...”.

Leia aqui o comentário da Rita Pimenta no seu Letra Pequena.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

ESTELA BAPTISTA COSTA

Embora tardiamente, deixamos aqui o apontamento que o Jornal "Gazeta das Caldas" de 29 de Agosto fez sobre o trabalho de ilustração de Estela Baptista Costa, no livro "Uma história que se parte".
A Trinta Por Uma Linha editará brevemente mais um excelente trabalho da Estela, no livro "Os cavalos a correr", com poemas de Amadeu Baptista.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

PRÓXIMAS NOVIDADES

Versos Diversos de Nuno Higino com ilustrações de Ana de Castro (colecção Rimas Traquinas).
Palmira, a Ovelha Comilona de Elisabeth Perestrelo com ilustrações de João Concha (colecção Pim Pam Pum).Emília e o Chá de Tília de Alexandra Pinheiro com ilustrações de Sandra Nascimento (colecção Oito por um cordel).

terça-feira, 7 de outubro de 2008

POR SER NATAL RECOMENDADO


A CASA DA LEITURA, da Fundação Calouste Gulbenkian, incluiu o livro “Por Ser Natal” de autores e ilustradores vários, na sua "Montra" de títulos para os “leitores iniciais” e os “leitores medianos”, com a seguinte sinopse:

Colectânea de textos narrativos e líricos de autoria diversificada, onde se incluem também textos de crianças do 1º ciclo do Ensino Básico, Por ser Natal revisita e recria o imaginário natalício, a sua simbologia e o seu significado, a partir de diferentes pontos de vista. A qualidade dos textos e das ilustrações é desigual, atendendo a múltiplos factores, mas a obra aproxima escritores e leitores, cruzando os seus respectivos horizontes e promovendo o diálogo entre eles. Destaquem-se, por exemplo, os contos de Nuno Higino e de João Manuel Ribeiro que, por si sós, já justificam a publicação do livro”.

sábado, 4 de outubro de 2008

PRÓXIMA NOVIDADE

O próximo livro a ser editado pela Trinta Por Uma Linha, o segundo da colecção "Rimas Traquinas", é de Nuno Higino, intitula-se"Versos Diversos" e com ilustrações de Ana de Castro.

Enquanto esperamos pelo livro, deixamos a capa (só para aguçar o apetite).
Outras novidades virão...