quinta-feira, 4 de setembro de 2008

RAFA E AS FÉRIAS DE VERÃO NO "24 HORAS"


No passado dia 15 de Agosto, o Jornal 24 Horas, no seu suplemento “24 em Casa”, na secção “Estante”, apresentou uma recensão ao livro “Rafa e as férias de Verão”, de Fátima Pombo, editado pela Trinta Por Uma Linha:

"Fátima Pombo inaugura um novo ciclo com a nova colecção da editora “Trinta por uma Linha”, especialmente direccionada para os adolescentes e jovens: Os Livros do Rafa. O primeiro livro dá a conhecer o personagem da série, um rapaz de 15 anos chamado Rafa, que tem borbulhas, pêlos no bigode, alguns pêlos no peito, duas irmãs mais novas e uma cadela. Toca bateria, passou para o 10.º ano e os pais estão divorciados. Todos lhe dizem que está a transformar-se num homem. Ele quer saber o que significa isso. A história começa no primeiro dia de férias.
Na realidade, o livro “Rafa e as férias de Verão” merece ser lido por todos e, porventura, deveria ser um dos livros recomendados para os jovens que muito se identificarão com a personagem: o Rafa é um rapaz da sociedade actual. É um excelente rapaz. É uma qualidade que lhe é intrínseca. Nesta geração controversa, que tem suscitado diversos debates e a quem já alguém com responsabilidades chamou “rasca” e à “rasca”, ele destaca-se pela sua maneira de ser. Tímido, irresistível, convida-nos constantemente a assistir à análise que faz sobre tudo e todos.

Imaginação fértil
Tem um segredo: a sua imaginação fértil fá-lo distrair-se do mundo e ver tudo destilado pelo filtro da sua inocência e higiene mental intocada. O alheamento e a ingenuidade colocam-nos a salvo de muitos dissabores. A postura introspectiva e o exame minucioso que faz do mundo e a capacidade que tem de se estudar a si mesmo, fazem-no saber quais são os seus pontos fortes e quais as suas limitações. É um cibernauta expedito e também é um crítico demolidor e inflexível: aquilo de que culpa e acusa a mãe, as idas ao psicólogo e a análise que faz das perguntas colocadas.
Um livro escrito com mestria por Fátima Pombo, autora da trilogia “O Desenhador” (2003), “As Cordas” (2005) e “O Bairro dos Poetas” (2007), editada pela Teorema."

Sem comentários: